-
Arquitetos: Chris Tate Architecture
- Área: 70 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Simon Devitt, Jono Parker
-
Fabricantes: APL NZ, Metalcraft, Metro, NZ Steel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Chris Tate projetou a Casa Tenda como um refúgio para o final de semana, um retiro pessoal e também seu estúdio. O projeto foi experimental, de forma a desafiar as expectativas do que pode ser uma casa de fim de semana. O volume é compacto e habitável. Quando a casa não está em uso, é alugada como uma acomodação de curto prazo e para sessões de fotos.
A casa tem 70m² de área útil, incluindo o espaço do dormitório no mezanino, comprometido devido aos ângulos. O volume abriga um quarto, um banheiro, uma cozinha e as demais áreas foram integradas em uma planta aberta, como uma galeria para o estar.
O deck frontal foi projetado de forma a 'se espalhar', com a ilusão de uma sombra projetada pela estrutura. A casa está situada em um entorno de floresta tropical nativa da Nova Zelândia, onde centenas de plantas locais foram plantadas para recriar a paisagem original da floresta, fazendo com que muitos dos pássaros nativos também retornassem ao bioma.
O arquiteto construiu a maior parte da casa e pediu auxílio a alunos de arquitetura para a conclusão, tornando a construção um exercício experimental. Os estudantes fizeram as fundações, pisos, caixilharia e contrataram profissionais para os serviços específicos, como revestimentos, etc.
A Casa Tenda foi selecionada para o Festival Mundial de Arquitetura de Berlim, em 2017.